UNIDADE 3

Atividade 3.1 - Publicação no Blog da escola ou do professor e Grupo do facebook.

Informações

Diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais
A proposta para essa atividade é que você ajude a desenvolver a política da sua escola sobre o uso de mídias sociais, como o Facebook. O desafio é grande, mas os resultados certamente compensarão!

Há inúmeras estratégias que você pode utilizar para articular uma ação dessa grandeza. Fique à vontade para dialogar com seus pares e coordenação sobre a abordagem que consideram mais adequada para sua escola.

De qualquer forma, também temos algumas sugestões que talvez possam lhe ser úteis:

• Ajude a promover a realização de um debate entre o corpo docente e coordenação da escola sobre a cultura jovem, importância das mídias sociais para esse público e as possibilidades desse tipo de tecnologia na escola.
Você pode sintetizar informações de nossos estudos até aqui. Selecionamos, ainda, mais alguns materiais que ajudarão a fomentar esse diálogo e a qualificar o debate.
Materiais sugeridos para estudo:

a. No guia “Facebook para Educadores” (Versão em Português) encontrada no blog do NTE Canoas (ntecanoas.blogspot.com), você encontrará informações sobre possíveis usos do Facebook na educação, incluindo: http://ntecanoas.blogspot.com.br/2014/07/facebook-para-educadores.html
- as sete maneiras que os educadores podem utilizar o Facebook;
- os esclarecimentos sobre as políticas de segurança do Facebook – a ferramenta tem uma política para o uso pelos menores de dezoito anos;
- as dicas para permanecer atualizado sobre as configurações de segurança e privacidade no Facebook; e
- as orientações para promover a boa cidadania no mundo digital.
b. Para fomentar as reflexões sobre o uso do celular em sala de aula, você encontra em conteúdo do módulo um artigo que apresenta dicas práticas bastante interessantes e também uma reportagem da revista nova escola de como usar as redes sociais a favor da aprendizagem.
Estas leituras irão contribuir para a elaboração do documento da escola sobre os uso das redes sociais na sala de aula.
Este documento deve ser publicado no seu blog ou no blog da escola e compartilhado na nossa comunidade do facebook.

Atividade 3.2 e 3.3 - Publicação no Calaméo

Informações

Traçando o histórico da relação escola/comunidade
Provavelmente, a escola onde você atua já possui projetos e ações comunitárias. Portanto, em primei ro lugar, caso ainda não exista, organize um material apresentando uma síntese histórica das principais ações que a escola realizou com a comunidade.Empenhe-se em contar essa história, com riqueza de detalhes, fotos, divulgação nos meios de comunicação entre outras informações que considerar relevantes. Use o Calaméo para divulgar o resultado desta pesquisa e publique no blog. O Tutorial de como usar o Calaméo está publicado em nossa comunidade do facebook.

Buscando pontes de cooperação com a comunidade
Na atividade anterior, você registrou um histórico de ações entre escola e comunidade. Agora, pretende mos avançar no caminho de articulação de pontes de cooperação. Para isso, sugerimos que você realize um mapeamento de Instituições que já realizam trabalhos sociais na comunidade e conheça suas propostas e projetos, de forma a avaliar a possibilidade de cooperação com ações da escola e realização de projetos em parceria.
Identifique, na área de abrangência da escola, entidades comprometidas com o fortalecimento da comunidade, por meio do desenvolvimento de projetos nas áreas de educação, cultura e tecnologia. Conheça e registre informações sobre cada entidade (Missão, Visão, Projetos em andamento, Contatos – pessoas, meios de comunicação etc.).
• Analise a possibilidade de atuação conjunta entre escola e comunidade – registre essas ideias. Caso tenha ideias de possibilidades de ações conjuntas, registre-as também.
• Elabore um material digital com as informações levantadas a fim de compartilhar com seus colegas de escola. Talvez, algumas das iniciativas que você conheceu tenham atuação em abrangência nacional. Nesses casos, é útil compartilhar suas descobertas também em seu blog e em nossa comunidade Redes de Aprendizagem.
No Guia do Cursista, há maiores detalhamentos sobre essa atividade, onde também propomos um registro de forma dinâmica e criativa, usando a ferramenta Prezi ou Calaméo para apresentação em nosso encontro presencial. 
Auto-avaliação - no Diário
Para finalizar  publique o resumo de sua pesquisa no diário comentando sobre a realização desta atividade e uma auto avaliação de sua participação no curso e atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário